Atributos Divinos: Uma redescoberta da majestade de Deus
A criança, o filósofo e o religioso têm todos a mesma pergunta: “como Deus é?”. No entanto, devo reconhecer que não é possível respondê-la em sua totalidade, a não ser dizendo que Deus não é como nenhuma outra coisa, ele não é exatamente como algo ou alguém. E é pela dificuldade de resposta dessa pergunta que muitas vezes substituímos o verdadeiro Deus por algo feito à nossa própria semelhança.
Para que pudéssemos entender ao menos parcialmente sobre quem ele é, Deus revela a nós, ao longo das escrituras, na natureza, em relacionamento e na pessoa de seu filho, alguns de seus atributos, ou seja, características de seu ser. E, dentre eles, podemos dividi-los em dois grupos, os atributos comunicáveis e os incomunicáveis, sobre alguns dos quais falaremos um pouco agora.
Atributos comunicáveis
São aqueles que Deus compartilha, pelo menos em certa medida, com o homem. Foram impressos na criação da humanidade, e, por isso, o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus.
- Amor: Deus é amor e nos amou primeiro, por isso podemos amar. (1 João 4:8)
- Bondade: Ele é bondoso, e por ter comunicado esse atributo a nós, podemos também exercer bondade. (2Cr 30:18; Sl 86:5; 100:5; 119:68; At 14:17)
- Misericórdia: Ele a demonstra aos pecadores e aflitos. Temos a oportunidade de estendê-la uns aos outros. (Ef 2:4,5)
- Sabedoria: Deus é sábio e a fonte da mesma. Se pedirmos, ele a derramará em nós. (Dn 2:20; cf. Jó 12:13; Jó 36:5; Sl 147:5; Is 40:28; Rm 11:33)
- Justiça: o Senhor é justo e dele não provém nenhum tipo de desigualdade. Assim podemos aprender com ele e manifestarmos sua equidade também. (Sl 11:7; Dn 9:7; At 17:31)
- Santidade: Contrário a impureza, corrupção ou pecado. Ele nos capacita a uma vida de santificação, sem a qual não podemos o ver. (Is 40:25; Hc 1:12; Jo 17:11; Ap 4:8)
- Verdade: tudo o que provém de Deus é verdadeiro, assim como somos incentivados a viver na verdade, que é a sua palavra. (Hb 10:23; Jo 17:3)
- Liberdade: Deus é totalmente livre, e, através da obra de Cristo Jesus, somos chamados a viver nessa liberdade. (Mt 11:26; cf. Is 40:13,14)
- Paz: Nele próprio, ou em qualquer uma de suas ações, não há nenhum tipo de desordem ou confusão. E nos concede essa paz em livre demanda, sendo justificados pela fé temos paz com ele e também nos esforçamos para viver em paz com nossos irmãos. (Jz 6:24)
Atributos incomunicáveis
São aqueles que Deus não compartilha com nenhuma criatura, ou seja, são atributos exclusivos dele e Ele não os comunicou a mais ninguém.
- Asseidade: Deus é auto existente. Ele não precisa de nada nem ninguém para existir e ser o que é. (Sl 90:1,2)
- Unidade: Ele não pode ser dividido. O Senhor é um e todos os seus atributos estão em seu ser de maneira integral. (Dt 6:4; Ef 4:6; 1Co 8:6; 1Tm 2:5)
- Imutabilidade: Deus não muda. Seu ser, suas promessas e seus propósitos são imutáveis. (Tg 1:17)
- Soberania: O Senhor é soberano e supremo sobre tudo e todos. (Fp 2:12,13)
- Onipresença, Onisciência e Onipotência: Sua presença é infinita, Ele conhece as coisas de modo completo e absoluto e Ele detém também todo o poder. (Sl 139) (Sl 139; 147:4) (2Co 6:18; Ap 1:8)
Vale ressaltar que os atributos divinos são aquilo que sabemos ser verdade sobre Deus. Ele não os possui como qualidades; são aquilo que Deus é ao revelar-se a suas criaturas. Amor, por exemplo, não é algo que Deus tem e que pode aumentar, diminuir ou deixar de existir. Seu amor é sua maneira de ser, e, ao amar, ele simplesmente está sendo ele próprio. Também é importante ressaltar que nenhum atributo de Deus é capaz de anular outro, ele é todos eles em plenitude, ou seja, sua justiça não anula seu amor. E, assim com todos outros que, aos nossos olhos, poderiam conflitar.
Cabe, então, a nós cristãos, conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor. Nisso deve estar nosso anseio e dedicação. E, à medida em que o conhecemos e contemplamos, será imperativo que prestemos maiores serviços ao próximo. Este conhecimento abençoado não é concedido para que seja egoisticamente apreciado. Conforme aperfeiçoamos nosso conhecimento de Deus, iremos cada vez mais desejar transformá-lo em obras de misericórdia para com a humanidade sofredora. O Deus que tudo nos deu continuará a dar tudo por nosso intermédio à medida que passarmos a conhecê-lo melhor.
Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido. 1 Coríntios 13:12
Indicação de leitura
Para realizar o estudo sobre os atributos de Deus indicamos o livro “O Conhecimento do Santo”, de A. W. Tozer.
Referências:
Os Atributos de Deus, Cursos Escola Educação. Disponível em: https://cursos.escolaeducacao.com.br/artigo/os-atributos-de-deus.
_
Foto de Cherry Laithang na Unsplash
Comentários
Postar um comentário