Saber tudo sobre avivamento não produz um, tampouco a ignorância o fará

 


 Texto por: Gabriela Reway

" 'Saber tudo o que há sobre avivamentos não produz um'. Desejoso de responder à altura, disse: 'Tampouco o fará a ignorância'. A verdade dessas duas observações permanece — nem o conhecimento sobre avivamentos ou a ignorância em relação a eles é capaz de produzir o derramamento das bênçãos divinas tão indescritivelmente necessárias nos dias atuais." - Richard O. Roberts

O avivamento não acontece em encontros agendados, não é um êxtase emocional, mas "a ação extraordinária do Espírito Santo que produz resultados extraordinários". Ao longo de todos os tempos vividos pela história da Igreja, os cristãos clamam por avivamento, mas quais são suas reais motivações? Novas experiências? Respostas a pedidos pessoais? De maneira alguma.

O anseio pelo derramar do espírito sobre a Igreja deve ser porque, juntamente com ele, a glória de Deus é manifesta e seu nome é exaltado e honrado. Além do desejo de Deus cumprir sua promessa em Joel 2.


Joel 2

 "Depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões. Até sobre os servos e as servas derramarei do meu Espírito naqueles dias." Joel 2:28-29

Essa promessa de avivamento é enfatizada como um sinal dos "últimos dias" e está ligada à vinda de Cristo e ao estabelecimento do Seu Reino. O avivamento descrito em Joel 2 é um evento espiritual poderoso que ocorrerá antes do retorno de Cristo.

Espera-se que esse avivamento anteceda a segunda vinda de Cristo, preparando o caminho para o Seu retorno e para o estabelecimento do Reino de Deus de forma plena e visível na terra.


O que não é um avivamento?

Avivamento não é uma campanha evangelística, mas, quando há avivamento, o coração se enche de amor por Jesus, levando a Igreja ao evangelismo.

Avivamento não é algo que o homem produz, define, limita, começa ou termina.

Avivamento não são experiências emocionais, ainda que no avivamento ocorram experiências emocionais.


O que é um avivamento?

O termo "avivamento", assim como "trindade", não está na bíblia, mas é bíblico. Na bíblia encontramos termos como "aviva" e "vivifica", porém o termo, em si, nasce na pós-reforma. 

Vários autores estudiosos sobre Avivamento possuem definições complementares sobre o assunto. Para Arthur Wallis, "Avivamento é Deus revelando a si mesmo em santidade assombrosa e poder irresistível." Enquanto, para Richard O. Roberts "Avivamento é um extraordinário movimento do Espírito Santo que produz resultados extraordinários". Na definição de Roberts, o Avivamento não é ordinário, porém, Deus libera avivamento através do cotidiano da vida da Igreja (partir do pão, exposição da palavra, oração, jejum…).

Para Martyn Lloyd-Jones "A essência do avivamento é o Espírito Santo descendo sobre um grupo de pessoas reunidas, ou sobre toda uma igreja, ou sobre um número de igrejas, ou distritos, talvez, ou um país inteiro. Isso é o significado de um avivamento. Se preferirem, é uma visitação do Espírito Santo, ou, outro termo, um derramamento do Espírito. E os termos são interessantes porque podemos ver que as pessoas estão conscientes como que algo que veio subitamente sobre elas. O Espírito de Deus veio sobre elas. Deus desceu e está em seu meio. Um batismo, um derramamento e uma visitação".

A visão de Lloyd-Jones é interessante por deixar claro que o avivamento não é individual, mas coletivo. É um batismo do Espirito Santo simultâneo e corporativo, enquanto a renovação é uma experiência individual. O Espírito derramado ao mesmo tempo, para um grupo de pessoas é ter Atos 2 em mente.


Quais são as características de um avivamento?

Tendo em vista o que é e o que não é um avivamento, então quais são as características desse movimento?


1. Arrependimento e confissão de pecados: Um verdadeiro avivamento gera em nós uma verdadeira mudança, e, com isso, nos arrependemos de nossas velhas práticas e confessamos nossos pecados. (Atos 2:38) 

“Avivamento tem suas raízes no arrependimento. Onde não há arrependimento, não há avivamento.” Russel Shedd


2. Santificação: Pedro exortava: Salvem-se dessa geração perversa e a palavra diz que em cada alma havia temor. O avivamento nos impulsiona a uma vida de santidade e profunda reverência a Deus (Atos 2:40/43)


3. Crescimento: O Avivamento chama atenção das pessoas de fora, e, com isso, muitos chegam por curiosidade, ouvem a palavra, são tocados pelo espírito e ali permanecem. (Atos 2:41)


4. Perseverança na doutrina e comunhão: Uma forte característica da Igreja Primitiva é que foram perseverantes naquilo que aprenderam dos apóstolos, no partir do pão e na oração. Eles viviam em intensa comunhão e partilhavam tudo o que possuíam. (Atos 2:42)


5. Prodígios e sinais: Em todo tempo em que Jesus andou pela terra ele realizou diversos milagres. João 20:31 diz que os mesmos foram registrados para as pessoas crerem que ele é o Cristo, o filho de Deus. Em um avivamento isso não difere, fenômenos acontecessem para que Deus seja glorificado, mais pessoas creiam e através do crer, recebam a vida. (Atos 2:43)


6. Transformação na sociedade: com genuínas conversões, feitas em massa através de um avivamento, espera-se que haja uma real transformação na sociedade, tantos em índices criminais e suicidas, quanto em ações sociais que deem suporte e alcancem os vulneráveis. (Atos 2:45)


Exemplos de avivamentos na História da Igreja

Os avivamentos de toda a história foram momentos muito significativos de transformação social, cultural e de renovação em diferentes partes do mundo. Esses avivamentos, listados abaixo, são apenas lampejos do que virá no Avivamento prometido em Joel 2, que antecede a volta de Cristo.


1 - O Grande Avivamento (1730-1760)

O também conhecido como primeiro grande despertar, foi um movimento religioso que ocorreu nas colônias americanas do século XVIII. Foi liderado por pregadores como Jonathan Edwards, John Wesley, Charles Wesley e George Whitfield, que pregavam a salvação através da fé em Jesus Cristo. 

Durante esse período, as igrejas cresceram significativamente, e muitas pessoas se tornaram mais engajadas em atividades comunitárias e filantrópicas. 


2 - O Avivamento da Rua Azusa (1906-1915)

Foi um movimento que ocorreu em Los Angeles, Califórnia, em 1906. Liderado por William J. Seymour, um pregador afro-americano, que pregava a importância do pietismo. O movimento foi caracterizado por uma ênfase na igualdade racial e na participação ativa de mulheres na liderança da igreja. Obteve-se também a atribuição da expansão do pentecostalismo em todo o mundo. 


3 - O Avivamento Do País De Gales (1904-1905)

De acordo com alguns estudiosos, o avivamento no País de Gales, um minúsculo principado da Grã-Bretanha, que ocorreu de 1904 a 1905, foi um dos maiores avivamentos da história, dado o curto tempo de duração e o impacto que causou, não só nas regiões circunvizinhas, mas através do mundo inteiro. Sem dúvida, foi um dos grandes acontecimentos que viriam a marcar significativamente o início do século XX. 


Conclusão

A importância de vermos esses avivamentos e o que eles produziram é para que quando nos deparamos com a fraqueza e frieza da fé, temos esses exemplos para nos contagiar e nos encher de fé novamente. Como Charles Spurgeon disse: 

“Reavivamento é viver novamente, receber novamente uma vida que quase expirou, reacender em uma chama a centelha vital que estava quase extinta.” 


Referências e Indicações de leitura

Para realizar o estudo sobre avivamento temos algumas indicações de livros e alguns vídeos, os quais usamos como base para a construção desse post:

1. 16/07-CPPI 2016 - O que é Avivamento? - Angelo Bazzo (Você encontra esse vídeo no YouTube - https://youtu.be/Cfo-OsqeQnQ)

2. 17/07-CPPI 2016 - Avivamento e o fim dos tempos - Angelo Bazzo (Você encontra esse vídeo no YouTube - https://youtu.be/otbobch19uM)

3. In the Day of Thy Power: The Scriptural Principles of Revival - Arthur Wallis (Você encontra esse título na amazon - https://a.co/d/bdWgTHG

4. Avivamento - Richard Owen Roberts (Você encontra esse título na amazon - https://a.co/d/2lWQXgd)

5. Avivamento e sua urgente necessidade na Igreja hoje - D.M. Lloyd-Jones (Você encontra esse título na amazon - https://a.co/d/9RjtI1Q)

6. O Avivamento do País de Gales - Nancy L. DeMoss e Maurice Smith (Você encontra esse título na amazon - https://a.co/d/a8vop1F)

7. O Avivamento Do País De Gales – Parte I – A Confissão Que Acendeu A Chama - Por Nancy Leigh DeMoss - Revista Impacto (Você encontra esse post em - https://revistaimpacto.com.br/o-avivamento-do-pais-de-gales-parte-i-a-confissao-que-acendeu-a-chama/)

8. Características do Avivamento - Igreja Cristã Presbiteriana (Você encontra esse post em - https://www.igrejadoavivamento.com.br/lista-de-estudos-de-celula/3434-2018-10-31-23-25-16)


_

Foto de Priscilla Du Preez na Unsplash

Comentários

Postagens mais visitadas