Contribuições da carta de Tiago a respeito de tribulações
Texto por: Leonardo Leite
"Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes." Tiago 1:1-4
O livro de Tiago, já no primeiro capítulo, menciona que iremos passar por tribulações, mas que ao passar por elas podemos produzir alegria, e talvez essa seja a maior diferença de estar com e sem Cristo ao nosso lado enquanto as vivemos.
No decorrer dos versículos 3 e 4 do capítulo 1, vemos que existe um processo ao qual passamos, que nos molda a fim de gerar em nós um caráter aprovado e maturidade cristã. Algumas palavras chaves nesses versículos são: provação e perseverança.
Provação
A provação nesse contexto é relacionada à tentação da fidelidade do homem, ou sedução ao pecado, originada pelos desejos ou pelas circunstâncias externas. Essa tradução nos mostra que tem muito a ver com o que fazemos no nosso dia a dia, com as escolhas que temos para tomar em vários momentos e estágios da nossa vida. Porém, uma vez que somos colocados em provação e resistimos ao pecado, continuando fiéis, isso produz em nós piedade.
Perseverança
Já a perseverança é a característica da pessoa que não se desvia de seu propósito e de sua lealdade à fé e piedade, mesmo diante das maiores provações. Podemos ver que o autor é muito assertivo quando coloca que temos uma grande alegria ao passarmos as provações, porque podemos ter a certeza de que após passarmos por elas iremos estar cada vez mais no caminho da maturidade cristã.
Esse texto é muito importante para dar sentido ao que passamos nas nossas vidas e para entendermos o porquê de determinadas situações.
Encontramos também em Romanos 5 um outro ensino a respeito desse tema, quando o apóstolo Paulo coloca que "E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações", mais uma vez vemos que temos um motivo de se alegrar e nos gloriar com o passar por elas em nossos dias. O autor ainda coloca que essa "tribulação produz perseverança, a perseverança produz experiência e a experiência produz esperança."
Podemos, com isso, entender a tribulação como um método pedagógico que o nosso Senhor Jesus faz conosco, pois não é nenhuma novidade que todos passamos por problemas e dificuldades, porém são esses momentos em que Jesus usa do seu ensino para nos mostrar que vale a pena nos mantermos fiéis até o fim e crescermos em maturidade, até que alcancemos a perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo.
Referências e Indicações de leitura
Para realizar o estudo sobre avivamento temos a indicação do seguinte material:
1. Bíblia ARA com números strong
_
Foto de Bruno Martins na Unsplash
Comentários
Postar um comentário