Ritmos da graça em um mundo acelerado



No ano de 2021 eu cheguei ao esgotamento. A verdade é que de tempos em tempos eu passava por uma fase de esgotamento e isso acontecia desde a adolescência. Eu não sabia ao certo como lidar com isso, até o início do ano de 2021. 

Neste ano, me lembro de acordar todas as manhãs chorando e não querer sair de casa para trabalhar porque eu estava exausta, até que depois de muito incentivo e apoio de amigos e familiares, finalmente decidi dar uma pausa em toda a minha rotina e desacelerei. Sai do trabalho e intencionalmente listei algumas coisas que eu deveria fazer para ficar bem, dentre elas estavam: buscar ajuda profissional, praticar novos hobbies, aprender a lidar com o tédio e inquietude colocando Deus no centro. 

Fiz tudo isso, como hobbies novos aprendi a aquarelar, desidratar flores e folhas, li bons livros, tomei sol no jardim, tive momentos de quietude e ao fazer isso percebi que me tornei mais contemplativa e atenta a criação de Deus, vi árvores passarem por todas as estações, perder as folhas, vi nascer novas folhas e flores, ficarem bem verdinhas e depois começarem a amarelar, e por fim busquei ajuda profissional. 

Restauração de perspectiva

Mas para além de todas essas coisas, foi preciso ter uma restauração da perspectiva sobre a importância do descanso como sendo um princípio bíblico que não se limita a um dia específico, mas uma realidade diária dentro da nossa rotina. 

A verdade é que ao longo dos anos cada vez mais temos deturpado o conceito de descanso, isso acontece quando ao invés de priorizar o sono passamos mais tempo assistindo a séries e filmes, ou quando para termos o tempo de renovação após um dia cansativo ficamos horas deslizando a tela do celular, ou ainda quando renunciamos ao tempo à mesa com nossas famílias. E por consequência isso tem moldado nossos hábitos e revelado o que verdadeiramente amamos. 

Vivemos em uma sociedade que nos orienta para sempre estarmos produzindo e atarefados, cheios de ocupações e isso tem nos adoecido. Fenômeno este conhecido como a sociedade do cansaço, marcado pelo aumento da sobrecarga de trabalho, das atividades sociais e das exigências pessoais. Também há o conceito coração de Maria no mundo de Marta, que combate a ideia no meio eclesiástico de focar somente no serviço sacrificial a Cristo e não descansar. 

Temos sido “ministros esgotados, pais esgotados, empresários esgotados, crentes esgotados. E com isso estamos inclinados a abraçar uma fé que é cheia de adrenalina, animação e atividade. Mas precisamos aprender juntos a nos aproximarmos de um salvador que convida os cansados a virem a ele para descansar.” (WARREN, 2022, p. 207) 

"Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei." Mateus 11:28

Ao confiarmos e descansarmos no Senhor, podemos encontrar um lugar de renovação, de refrigério, de consolação e de perfeita paz. 

Eu sei que as circunstâncias de cada um diferem muito e que nem sempre é possível “abandonar” algumas coisas diante do cansaço e exaustão como eu fiz, mas ainda assim, sei que é possível encontrar um lugar para ficar a sós, recompor-se e sossegar, por isso existe o princípio bíblico do descanso sabático criado e usufruído por Deus, nosso Senhor em Gênesis 2:3, quando ele descansou. Assim também Jesus, ao redor da mesa (Lc. 5.27-39, 15.1-2), pedindo água (Jo 4.1-42), dormindo em meio a uma tempestade (Mc 4.35-21), “afinal, sendo perfeitamente humano, Jesus carecia de repouso como qualquer um de nós. Ele que é o Salvador do mundo, de quem depende nada menos que subsistência da redenção do universo, por meio de quem a própria morte foi derrotada, parava pra descansar.” (CHO, 2022, p. 146) 

Descanso

"No descanso, afirmamos também que não somos escravos de nossos afazeres, das urgências do dia a dia ou das expectativas irrealistas que o mundo insiste em projetar sobre nós.

Deus colocou ordem no caos por meio de seu trabalho, mas, ao descansar no sétimo dia, declarou sua soberania sobre tudo, inclusive seu próprio trabalho. 

No descanso, colocamos nossa identidade e todas as nossas obrigações sob a perspectiva da presença e do governo de Deus. Dessa maneira, o descanso é a forma mais contundente de resistirmos ao cativeiro da independência de Deus, de nosso falso senso de grandeza, de nossas ambições idólatras e da ansiedade." (CHO, 2022, p. 143) 

Aquietai-vos

Não há fórmula mágica que eu possa indicar de como  você deve encontrar descanso, pois acredito, como já dito que as circunstâncias se diferem, mas ainda assim deixo aqui algumas dicas que talvez possam ajudar:

  • Definir um dia off na semana. Aqui você pode incluir o que pra você seria um dia perfeito, com uma boa noite de sono, café da manhã caprichado, tempo devocional, alguma atividade ao ar livre, tempo com a família e amigos ao redor da mesa, ouvir uma boa música..
  • Conceito She-Shed (casinha no jardim), basicamente é separar alguns minutos do dia para ficar em silêncio em um local calmo e tranquilo, se possível sem interferência, usando desse momento para se lembrar que Cristo está em nosso meio; 
  • Lembrar-se do amor-próprio, aquele natural que não é corrupto e que gera pecados, mas o que se preocupa de forma adequada com o bem-estar de nossa própria alma e de nosso corpo, incluindo algumas disciplinas espirituais como oração e tempo de leitura bíblica.
"Lembrando que há muitas maneiras de praticarmos o descanso, segundo nossa personalidade e organismo. No entanto, qualquer que seja o descanso que mais apreciamos, este só faz sentido quando conectado à esperança que temos no descanso final que nos aguarda lá na frente, onde encontraremos um descanso pleno, algo extraordinário que desfrutaremos no reino vindouro." (CHO, 2022, p. 160) 

Pela graça somos salvos, mediante a fé e dom de Deus (Ef 2.8) e assim podemos confiar em Cristo e descansar plenamente sabendo que é ele quem nos sustenta e que nos faz repousar em pastos verdejantes, que leva-nos para junto das águas tranquilas de descanso, que refrigera nossa alma, com amor por seu nome (Sl 23. 2-3).

Referências

CHO, Bernardo. Trabalho, Propósito e Descanso. São Paulo: Mundo Cristão. 1º Edição, 2022

MURRAY Shona, MURRAY David. Refresh: Vivendo no ritmo da graça em um mundo acelerado. São José dos Campos, SP: Editora Fiel. 1º Edição, 2019

WARREN H. Tish. Liturgia do Ordinário. São Paulo: Thomas Neslon Brasil. 2º Edição, 2021

_

Foto de Bruno Martins na Unsplash



Comentários

Postagens mais visitadas